Boa noite, pessoal!
Hoje vou falar um pouco da minha visão sobre o Egito, onde vivi durante 1 ano.
Mudei-me para o Egito em julho de 2012 e retornei em junho de 2013. Durante esse tempo, vivi a vida real do povo egípcio, não a vida glamurosa dos turistas. Vivi com uma família de classe média-alta, em El Fayoum, há uma hora da Capital Cairo.
O Egito é um país do Norte da África, com uma população de aproximadamente 90 milhões de habitantes, com maioria muçulmana sunita e tem o árabe como língua oficial. Apesar disso, quase todo mundo sabe um pouco de inglês, então é possível se virar por lá sem saber árabe.
No Egito também há cristãos (algo em torno de 10% da população), mas não são romanos, são coptas. Não sei nada sobre cristão coptas, mas sei que eles têm um Papa no Egito, há poucas igrejas mas elas costumam ser bem grandes, é fácil identificar um comércio cristão pois sempre há fotos do Papa, de Jesus Cristo, etc, e eles costumam ficar próximos um do outro, na mesma rua, por exemplo.
Cristãos e muçulmanos vivem em harmonia no Egito, mas sim, os cristão reclamam de certos direitos que eles não possuem, como a permissão para construir igrejas, por exemplo. Não sei ao certo como isso funciona, mas me disseram que eles precisam de autorização do governo, que nem sempre a concede. A reforma da Constituição pelo ex-presidente Mohamed Mursi também provocou comoção entre os cristãos, uma vez que não deu ouvidos às necessidades dessa minoria e estava repleta de leis islâmicas.
Embora o Islam permita que homens muçulmanos casem-se com cristãs e judias, é muito difícil isso acontecer no Egito. Eu não conheci nenhum caso.
Em geral, notei um sentimento de ódio a Israel por parte dos egípcios. Quase não há judeus vivendo lá e os que haviam aos poucos foram deixando o país. Eles se orgulham muito da vitória contra Israel (Guerra de Yom Kippur, 1973) e por isso há milhares de lugares e comércios chamados de 6th Octuber (6 de Outubro).
O Egito é um país pobre, que sofre com necessidades básicas como coleta de lixo, trânsito desorganizado, falta de água e energia, limpeza nos locais de atendimento médico, etc.
Certa vez vi um coletor de lixo (que trabalha para o governo) manuseando o lixo sem luvas. Fiquei muito triste em ver o risco que ele corria por um salário tão baixo e por uma questão tão primária. Esse tipo de situação é muito comum por lá.
Há muitas crianças e idosos nas ruas pedindo dinheiro, olhando carros, trabalhando nos comércios. E isso é tão comum que não via as pessoas sensibilizadas por isso. Eu ficava com o coração apertado quando eu era cercada de crianças pedindo dinheiro. Muitas vezes a pessoa que estava comigo era dura com essas crianças, mandando-as saírem de perto, o que me deixava ainda mais triste... mas é quase impossível você dar conta da esmola no Egito, há muitas pessoas na rua pedindo dinheiro, além disso, você tem que dar gorjeta em 90% das situações em que você precise de alguém por lá. Se você der dinheiro pra todo mundo, não vai gastar menos do que 30 libras (10 reais).
O assédio por parte dos homens é absurdamente grande. Se uma mulher sai sozinha ou acompanhada de outra mulher, a cada momento que você cruza com um homem ele te dá uma cantada. Não sei o que eles falam heheh... mas uma vez uma amiga disse que eles falam algo como "gatinha" haha. Certamente há mais coisas do que isso, mas ela preferiu não comentar. Eles não encostam em você, apenas te olham como se você estivesse nua e falam um monte de coisa (em árabe, pra nossa sorte hahah). Se você estiver acompanhada de um homem, eles olham mas não falam nada. No metrô, há vagões exclusivo para mulheres, o que é muito bom, uma vez que na lotação sempre tem quem se aproveite das mulheres.
No Egito eles brigam muito, o tempo todo. Acho que foram muito poucas as vezes que saí sem ver uma briga na rua. Na maior parte das vezes é só gritaria, outras, porrada.
O trânsito no Egito é caótico, muito difícil atravessar a rua, pois não há sinalização (semáforos não servem para nada em 99% dos casos), por isso, é necessário se aventurar entre os carros. Olha só:
Essa matéria da CNN é bem interessante, mas não estou conseguindo colocar o player aqui, então, lá vai o link:
Há muitas coisas para se falar sobre o Egito. Hoje falei mais dos pontos negativos (talvez porque eu esteja de TPM hahah) mas em breve eu postarei sobre outros aspectos desse país.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião :)